Mudando para alimentos de adultos

Durante os primeiros meses de vida do nosso cachorro, a alimentação é fundamental para garantir um correto desenvolvimento e crescimento. É a etapa em que eles mais precisam de energia e você deve dar a ele uma ração rica em nutrientes e proteínas, cálcio, fósforo, fibra e uma grande concentração energética. Retirar a comida de filhote e começar com a de adulto antes do tempo pode significar o aparecimento de anomalias graves nas articulações, principalmente. Para evitar que isto aconteça é importante quando trocar a comida de filhote para cachorro adulto.

  • 1 A mudança de comida de filhote para adulto deve ser realizada quando finalizar o processo de crescimento do cachorro. Assim, a raça tem um papel fundamental, já que cada uma se desenvolve em um prazo de tempo diferente.
  • 2 As raças pequenas, como Chihuahua ou Yorkshire, finalizam o processo de crescimento muito antes que as grandes. Os filhotes pertencentes a este tipo de raças atingem o tamanho adulto por volta dos 10 meses. Portanto, é neste momento que devemos trocar a comida de filhote pela de adulto, bem como reduzir as porções diárias. Se você quer saber a quantidade de comida que deve dar a seu cachorro em função da idade e do tamanho, veja o artigo sobre quanto deve comer o meu cachorro.
Quando trocar a comida de filhote para cachorro adulto - Passo 2
  • 3 As raças médias, como Beagle ou Bulldog Inglês, continuam a crescer até atingirem um ano de idade. Desta forma, até não atingirem 12 meses não podemos realizar a mudança de comida de filhote para a de adulto. Da mesma forma que ocorre com as raças pequenas, você deverá reduzir o número de vezes que dá de comer ao seu cão a duas por dia.
Quando trocar a comida de filhote para cachorro adulto - Passo 3
  • 4 As raças grandes e gigantes, como Husky Siberiano e Pastor Alemão ou Dogue Alemão e São Bernardo, são as que mais demoram para chegar ao tamanho adulto. Até aos 18 meses de idade não finalizam o processo de crescimento e, portanto, não podemos mudar a comida deles de filhote pela de adulto. Lembre-se que este tipo de raças requerem mais quantidade de alimento por dia que as anteriores, bem como mais tempo de exercício para queimar toda a energia acumulada e não gerar um estado de estresse ou ansiedade.
Quando trocar a comida de filhote para cachorro adulto - Passo 4
  • 5 Uma vez finalizado o processo de crescimento e atingido o tamanho adulto é muito importante trocar a comida de filhote e adaptá-la à idade atual para fornecer todos os nutrientes que ele precisa. Se não for realizada a mudança, o cachorro poderia sofrer um desequilíbrio por um excesso ou carência de proteínas, vitaminas, nutrientes, carboidratos, etc. Lembre-se que a ração de filhote contém uma quantidade muito elevada de proteínas e gorduras, excessiva para o organismo de um cachorro adulto, e ele poderia sofrer sobrepeso.

Conheça um pouco mais ...