1 – Mantenha seu pet agasalhado nos dias de frio com suéter e roupinhas que sejam apropriadas ao clima. Principalmente os cães de pelo curto necessitam de agasalho para combater o frio.
2 – Se o tempo está muito frio para você, também estará para o seu cachorro. Mantenha-o em um lugar aquecido e quentinho durante o inverno.
3 – Durante o interno, não tose muito o pelo do seu cão o ponto de deixá-lo sem proteção.
4 – Se o seu pet estiver inquieto, tremendo, parecer ansioso, mais lento ou parar de se mover, fraco ou procurar lugares quentes para cavar, leve-o para dentro de casa imediatamente, pois esses podem ser sinais de hipotermia. Se os sintomas persistirem, leve-o ao veterinário o quanto antes.
5 – Cuidado especial nos meses de frio. Todos os cães devem ter suas visitas ao veterinário em dia, entretanto, alguns cães são mais sensíveis e devem receber atenção redobrada. Eles são: Filhotes, Idosos e Cães com algumas condição física preexistente.
6 – Não deixe o seu pet sozinho em um carro. Mesmo sendo frio, o veículo pode rapidamente se tornar em uma geladeira. Deixe seu pet em casa, em um lugar quentinho.
7 – Não deixe seu cachorro molhado. Na volta de passeios, sempre utilize uma toalha ou secador para deixá-lo sequinho, sempre visando deixá-lo o mais confortável possível.
8 – Atenção com as patas do cachorro no frio. Use botinhas no seu cão para evitar o contato com o chão gelado. Cheque se as almofadas da pata estão rachadas ou sangrando. Limpe entre os dedos e remova resquícios de lama.
9 – No inverno, seu cão não vai querer sair de casa no frio intenso (quem iria querer?). Então, prepare maneiras para exercitá-lo e trabalhar sua mente dentro de casa, assim como separe um local específico para que o cão possa fazer suas necessidades fisiológicas tranquilo.
10 – Não descuide da alimentação nem da água. Seu pet deve se manter saudável em todas as época do ano.